sábado, 28 de março de 2009

U$ 2,00 por 50 Kg de algodão colhido.

Não gosto muito de assistir TV, mas ontem no Multi Show passou um programa chamado “Pense nisso” e acabei me interessando, aos poucos por ele. Foi me prendendo. O assunto era o valor do que você veste.
Em resumo selecionaram 6 jovens consumistas por roupas e os levaram para a Índia para passarem alguns dias vivendo a realidade dos camponeses que colhiam o algodão até os funcionários da melhor fábrica de moda. O interessante é como a produção deste programa iniciou a tortura, porque de fato foi uma tortura. Um “Reality Show”.
Ao invés de começar no início, da colheita do algodão para terminar com a alta costura, não foi o contrário. Nooossa!! Mas mesmo na fábrica top de linha na mecanização humana não foi nada muito fácil, porém nada se compara a realidade da sobrevivência dos colhedores de algodão, são U$ 2,00 por 50 Kg de algodão. O pior é que são necessárias 8 pessoas trabalhando juntas por dia, sem parar, para colherem 50 Kg de algodão. Eles trabalham para receber 1/8 de dois bostas de dólar.
Como é que se vive? Uma penca de banana custa U$ 0,50 na Índia. Não quero fazer politicagem, mas ás vezes eu caio na besteira de não valorizar o que estou vestido agora, uma camiseta 100% algodão que custa R$ 30,00. Quanto que dá isso em dólar?!! E nem são 50 kg de algodão.
Eu pagaria mais pelo o que estou vestindo agora e sempre se tivesse a certeza de que a pessoa que colheu 1/8 deste 50Kg de algodão ganhasse pelo menos 1% de cada camiseta que fosse vendida. Acredito que ela agradeceria até se a porcentagem fosse menor. Mas faria isso se tivesse a certeza de que o dinheiro foi para ela, para melhorar a sua qualidade de vida.
Somos tão fechados para o mundo, somos tão injustos com nossos irmãos. Além de esse fato me irritar o que mais me tirou do sério foi parar o programa em sua melhor parte para mostrar 15 minutos de BBB9, “PQP!!”, a própria mídia se contradiz. Tentei esperar acabar o tal BBB para ver o final do programa “Pense Nisso”, não agüentei. Aparece-me dois brother conversando no quarto falando sobre as roupas que acabaram de ganhar para vestirem. Na verdade para fazerem propaganda “barata” e enganosa, serem peças de imagem desgastadas usando produtos irreais, aparentes de status sem menor filosofia e ética.
Por isso não assisto TV, ela própria se confunde. O que aconteceu com os catadores de algodão que vive na Índia com dois nada de dólar? Meus sentimentos aos Brothers da Índia, nos aqui não sabemos ser tão evoluídos intelectualmente para podermos mudar a sua realidade, pagamos caro pelo que vestimos porque vemos TV demais e isso nos faz pensar menos. Desculpem-me pelo nosso “Reality Show” de R$ 1’000’000,00. Quanto é isso em dólar?

2 comentários:

  1. "pense niso".
    Parou pra pensar o que pode significar a palavra pensar?
    P-pois
    E-eu
    N-nao
    S-saber
    A-agir
    R-reflito
    e se voce comparar o "pense nisso" com essa definicao de PENSAR, eles nao fizeram nada mais do que refletir sobre algo, ainda mais interrompendo o programa com o BBB9.
    a solucao é simples: nao usar camisa de algodao.
    Mudar o mundo, ninguem vai. Mas nosso guarda roupa é um bom comeco.
    Cassi

    ResponderExcluir
  2. ERRATA sobre meu comentario:
    P-por e nao P-pois

    ResponderExcluir