quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Estudar para ser Doutor.

Quem nunca quis ser médico e advogado? Já repararam nisso? Quanto mais crescemos desconhecemos o nosso futuro. Nunca vi ninguém dizer que vai ser “auxiliar de contra regra” ou “sapateiro, vidraceiro, pipoqueiro”. Todo mundo quer ser doutor. Pufs!! Eu já entrei nessa. Cinco anos de medicina.
Cinco anos entrando numa sala de vestibular e vendo 80% dos candidatos do ano anterior, sabia o nome de cor já. Tinha um tal de Carlos, já estava lá quando comecei o meu caminho, durante todo esse tempo de tentativas estava ele lá com seus cabelos cada vez mais grisalhos , desisti e Carlos continuou. Fui fazer Educação Física e no meu último ano da faculdade quem encontro de jaleco branco, poucos cabelos e muitos livros na mão?! Futuro Doutor Carlos.
Feliz de vê-lo me sentei e fiquei olhando para aquela figura carimbada de vestibular para medicina. Praticamente, por alto, ele deve ter tentado uns 10 anos. O que tanto mais ele precisaria saber para entrar, por que a demora?
Vendo pelos corredores, sorrindo, combinando com aquele jaleco branco gelo, uma aparência de professor, porém aluno me fez pensar na paciência que o tempo tem conosco. Puxa vida, acordamos acelerados, sem tempo para isso, para aquilo, mal entramos no carro já ligamos o celular.
Vivemos para correr, arrisca ali se num dá certo.. larga mão. Fazemos aquilo outro e se deu errado a culpa é da falta de tempo para fazer com calma. Não que eu me arrependa de não ser médica, não..., mas aquele homem deu tempo ao tempo, talvez, agora, estivesse preparado para ser um médico.
Quantas vezes estamos despreparados e ainda sim arriscamos errar? Muitas! Concertar é a questão.
Na minha 5° série eu reprovei a mando de minha mãe. Posso falar isso com segurança, sem problemas, ninguém vai questionar até porque ela tinha razão. A secretaria da minha escola havia errado a nota no boletim final, deu como se eu tivesse reprovado, minha mãe foi conversar com o meu professor de higiene e saúde (nem existe mais essa matéria, acho até que só teve aquele ano) para ver a prova. Ele ficou assustado em saber do acontecido e afirmou eu ter passado, mas minha mãe ainda sim quis ver a prova.
Mãe é mãe. E nem examinou direito, mandou me reprovar. Meu professor ficou assustado, “como?!”. Ela sem muitos adjetivos disse “Camila não está preparada para passar de ano”. Agora pensa eu, em casa, esperando minha mãe chegar com a notícia boa e me vejo naquela situação de “Nãooo, a Senhora fez isso?!” e sem poder reclamar. Reclama para ver.
Hoje me vejo, olhando para trás e se não fosse a 5° série, os cinco anos para medicina o que seria de mim?
Temos mania uma de achar que nunca vai dar para fazer, sempre algo vai impedir um acontecimento. Mania de “misere” somos pobres de esperanças, sonhos, desejos, planos, criatividades. Assistimos Tv demais e Teatro de menos. Lemos muitas receitas e poucos livros. Apegamos-nos a matéria e esquecemos-nos do espírito.
Não sabemos esperar e por isso estmos sempre atrasados.
Carlos se forma este ano. Que seja um ótimo Doutor na mesma proporção que eu sou feliz.
Obrigada Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário