quinta-feira, 22 de março de 2012

Deusas em Ivinhema.



Desde 2009 tenho feito alguns trabalhos relacionado a cultura na cidade de Ivinhema, um grão de terra roxa no mapa do estado de Mato Grosso do Sul. Não é tanto tempo assim, mas o prazer da arte nômade faz-me sentir conectada há anos nesse lugarejo onde histórias são construídas diariamente. De acordo com os indígenas Ivinhema significa "Terra Prometida" e, ligado a religiosidade, isso quer dizer 'lugar da vitória em Deus', de conquista espiritual, ou seja, terra de vencedores.

Bem, para quem não sabe Ivinhema é terra de Iolanda, musa inspiradora da canção de Chico Buarque que ficou famosa na voz de Simone, nossa quem diria?! Lá existe a casa das 7 mulheres todas ligadas a fundação da cidade, de aproximadamente 45 anos, dentre as 7 encontramos a "Eterna Primeira Dama" - Dona Regina; filhas da Dona Simplicidade Benedita pioneira na cidade, chegou a cidade com a família para tocar o Hotel. Terra que mantem viva sua primeira professora, outra Bené, e a centenária Dona Ana Novais. Pouso para descanso da atriz Eliane Lage do filme "Vera Cruz" e do descanso eterno da escritora Alice Vaz de Melo - Dama da Morte.

Impressionante como o poder feminino reina no Vale do Ivinhema. Será que as Deusas vivem nos ares de Lá? Não sei, mas existe uma energia misteriosa. Recentemente puder ter um contato mais jovial e a nova geração feminina de Ivinhema vem trazendo na mala as suas raízes milagrosas. O que para algumas garotinhas da cidade é considerado "Nem pensar"essas Ivinhemenses cuidam da casa, dos estudos e preservam a cultura. Estão totalmente concentradas em seus compromissos dos lares, conectadas ao mundo e preparando-se para um futuro não só profissional, mas de Mulher. Fiquei com uma vergonha, descobri que meu nível feminino estava muito abaixo da média. 

Isto é Ivinhema. Terra de Iolandas, Reginas, Benês, Camillas, Isabellas e Biancas. Cidade de pura feminilidade onde homens entregam suas armas e armaduras para consultar as forças das mais variadas Deusas Afrodite, Atina, Diké, Hebe, Hera e Ísis. Muito bom poder sentir esse poder mágico de Ser Mulher na Terra Prometida.
Seria talvez Atlântida o tão famoso reino perdido? Bem há rumores de que um dia a cidade vai ser engolida pelo traiçoeiro Rio Ivinhema... mas daí e até lá muitas histórias iram ser escritas, ou seja, muitas águas vão rolar.

Obrigada meus queridos amigos de Ivinhema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário