segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Olhares FICAM...



Desde criança treinava falar com os olhos, achava engraçado quando em uma conversa fazia um olhar tipo “você pensa que acredito em suas palavras”... kkkk... Na vida, por diversas situações, é preciso falar com os olhos. Imagine trabalhei quase 10 anos em shopping e falei de todas as formas possíveis e imagináveis. Cliente pedindo desconto eu jogava o olhar “10% no pagamento à vista em dinheiro – notas de um real, não vale moedas”...kkkkkkkkkkkkkkk.. vendi muito!!

Mas essa brincadeira de olhares falantes é natural do ser humano, minto, de todos os animais racionais e irracionais. Meus amiguinhos de estimação falam incansavelmente comigo eu que não consigo entender “nadica de nada”, neste caso o irracional  advinha quem é? Engraçado que eles entendem “tudinho”, até quando falo de verdade. Ganhei recentemente uma carneirinha, linda, assim que chegou olhei firme para ela e disse, olho no olho, “qual o seu nome?” sem rodeios ela respondeu “Mée”. Pensa?!

Hoje assistindo a um programa de domingão, sem nada para fazer, havia um quadro onde os artistas tinham de se entender com seus melhores amigos, trocar conhecimento, saca? Homens e cães domesticando-se neste caso, é claro, vai rola mais dedicação da espécie humana, uma  vez que os animais já sabem exatamente o que deve ser feito. Na prova de nome “Fica”, nunca vi.. toda hora o cachorrinho tinha de ficar. Vai para o canto do palco e FICA num determinado ponto, fazia algumas tarefas como sentar, deitar e FICA, daí entrava em cena diversos pratos apetitosos, desses que todo vira-lata adora, e o cachorrinho vip FICA FICA FICA e FICA 10 segundos para depois correr direto para o dono e FICA esperando a nota. Mas nunca que minha dog Nana’Cajhu conseguiria FiCAR tanto, aliás ela só FICA com o Popo isso porque é proibido , porque se fosse uma ordem ela não FICARIA. Já Popo é bem capaz de FICAR .. ah certeza... Popo FICAVA mesmo na prova e com Nana.

Popo foi um desses cachorros que conseguia dominar o homem. Um verdadeiro Dog Doutor, Mestre, Especialista em enrolar a raça humana. Também pudera um vira-lata que literalmente apareceu em meu caminho, ele escolheu onde queria morar. Sabia que passando a ponte, entrando na primeira rua de asfalto a direito, acabando o asfalto, andaria duas quadras de chão, viraria à direita passaria um portão de madeira feito exatamente para ele passar por baixo. E foi o que fez, seguiu o caminho.

Imagine eu ganhei o Popo de Carol, mas como se acabei de dizer que ele apareceu do nada? Pois então, Carol viu o Popo, eu vi o Popo, todos em casa pararam para vê-lo na porteira, sentadinho e com olhar pedindo para ficar. Minha irmã Carol espontaneamente disse “Camila você não tem nenhum cachorro vai ficar com ele, qual o nome..” nossa, acabei de ganhar um cachorro e já tem de ter um nome...

Chamei-o para perto e comecei observar os detalhes do pequeninos branco  com manchas marrons claro, olhos castanhos claros, pernas de Garrincha, forte, focinho comprido de nariz marrom rosado e um detalhe únicos orelhas desalinhadas. A orelha direita só ficava para baixo, já a outra girava para quase todos os lados. Um charme tinha cara de campeão “eu o batizo de Popo”. Ele gostou.

Popo era um cachorro galante, namorou todas as cachorrinhas do bairro super que povoou de Popozinhos o bairros, mas nenhum com o charme de suas orelhas. Agora de todas as cachorrinhas a que ele foi loucamente apaixonado  chama-se Nana’Cajhu (minha dog de raça, porém não reconhecida) assim que se conheceram ele fez questão de trazer da rua um fêmur de vaca.. kkkk.. para presentear com estilo. Nana adorou e se derreteu tod de amores por aqueles olhares meigos e verdadeiros.

Há alguns meses Popo foi atropelado ficou com a bacia caída, peguei e cuidei dele com remédios, ervas, pomadas, algumas rezas. Eu já estava até bolando uma cinta de rodinhas.. kkk.. O tratamento foi longo e paciente, muito educado sabia a hora de tudo, parecia gente. E num é que ele ficou ótimo, meio rebolando, porém ótimo era o que faltava para completar o seu charme... kkk.. e enlouquecer de vez todas as cachorrinhas.

Tenho infinitas lembranças de Popo, 7 anos aqui em casa, depois do atropelamento ele viveu mais 2 meses... o resultado do exame ‘reagente para leishmaniose’ deu positivo... a cura é aceitar a dor e ter braços, pernas para entregá-lo a uma próxima vida. Foi uma prova difícil de ser cumprida. Comparada ao do programa de domingo eu diria de uma maneira emocionalmente alegre que: “Popo sentou para que eu pegasse no colo, FICOU, abaixou a cabeça, FICOU, olhou fixamente para meus olhos, FICOU esperando, deitou e no momento exato disse... ‘agora eu VOU’...”.
Todos os verdadeiros olhares FICAM e tornam-se únicos por toda a vida, seja onde for eles FICAM até o memento de IR.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Pátria Amada Brasil!



Pois bem Brasil, Você que fora desenhado e cuidadosamente pintado de verde, amarelo e azul agora se esquenta com o tom vermelho. Vermelho de Amor ou Vergonha? Por quê? Já não era tão amado, o que aconteceu? Vergonha de mim, de si, de nós? 

Confesso que por diversas vezes destruí suas cores. Por muitos momentos não valorizei a Terra em que pisei apenas passei sem sequer marcas meus passos pelo caminho. Quando procurei pelo seu calor de Pátria foi em busca de forças, mas jamais, jamais lhe retribuir com carinho de Filho.

Confesso errei e erro todas as manhãs ao esconder o Brasil de meu nome. Fui omissa, lutei com armas invisíveis, palavras jogadas ao vento, aceitei todos os enganos, calunias e corrupções contra seus cansativos 500 e tantos anos. Vi em minhas digitais apenas linhas sem valores, desenhos de uma unidade sem fim.

Amei cada dia de minha vida em seu seio, mas fui egoísta. Desde o início Você soava por amor, pedia por trégua, deu sinais de vida e nada. Perdi os sentidos diante suas riquezas fui cega, surda e muda. Desculpe-me Brasil e junto a Você me pinto de verde, amarelo, azul e vermelho em nome da minha vergonha.